segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PRESAS

RESENHA
Livro: Presas - A dádiva da escuridão
Autor: Marco de Moraes

Pois é, conheci o autor, Marco de Moraes, durante um evento do PROLER. Curioso pela arte e capa de seu livro; sugeri trocarmos nossas obras. E ele aceitou.
Eu não imaginava a narrativa diferente que encontraria nas paginas de seu trabalho.
Você agora está achando que vou dizer que o livro é ruim. Não, ledo engano. Na verdade, o que me deixou surpreso em suas paginas, foi a forma diferente que o autor achou de construir sua narrativa.
Presas, conta a história de um homem sem a menor idéia de quem é ou foi. Após acordar sem a menor noção de onde está, segue rumo em busca de respostas. Sem muito jeito, pouco a pouco vai se situando. E enquanto sua jornada se desenrola, ele faz contato com criaturas que se alimentam do sangue alheio. Seres de presas afiadas e que espreitam a noite, tomando posse do corpo dos incautos. O reino onde a história se desenrola está envolto em escuridão e mesmo durante o dia, a luz mal pode ser vista.
O autor nos leva pela jornada do protagonista mantendo o suspense de seu passado até o ultimo instante. Utilizando-se de uma narrativa em primeira pessoa, nos limitando a saber apenas aquilo que o personagem vê (ou mesmo quer registrar) e argüindo-se de palavras pomposas que dão ritmo a narrativa dos fatos, fazendo-nos sentir ouvindo um poeta a declamar tais acontecimentos.
Admito, nunca imaginei que fosse ler um livro de fantasia que fosse narrado todo de forma “poética”.
E se o autor me permite aqui dizer, seu domínio sobre a linguagem usada é boa. Não falhou em momento algum em seu intento. Todavia, sinto dizer (mas acho importante, pois são as criticas construtivas que nos ajudam a melhorar), acho que deveria tomar cuidado com tal estilo de linguagem. Os capítulos grandes ficaram cansativos devido ao ritmo das palavras. Eu, novamente se me permite, aconselharia a utilizar-se de capítulos menores como fez no inicio. Foram mais tranqüilos de ler e prenderam com mais facilidade a atenção, mantendo o interesse de forma natural pela leitura.
Acho que é isso.
E peço desculpas ao autor, caso eu tenha parecido presunçoso, ao querer intrometer-me em seu estilo de escrita.

2 comentários:

  1. Resenha perfeita meu amigo, o livro realmente é espetacular adorei a história e a forma pela qual prende a sua atenção até as últimas páginas a narrativa é ótima sempre querendo ler a próxima página para saber o que realmente aconteceu co o personagem essa é a minha humilde opinião é claro ! rsrsrs Parabéns para o autor Marco de Moraes !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jeferson. Que bom que gostou do livro e que achou minha resenha sincera.

      Excluir